26 dezembro 2012

Entrevista da Salon com Kristen Stewart sobre Filmes,fama e consequências


Kristen Stewart concedeu uma entrevista ao Salon,quando estava divulgando On The Road, ela falou sobre seus filmes,sua profissão,a as consequencias de toda a fama e como lida com tudo isso. Veja:

Eu conheci Kristen Stewart um pouco inesperadamente. E eu realmente gostei dela! Eu quero dizer, ela é uma pessoa, cautelosa e prudente, você pode sentir sua dimensão enquanto ela decide se você é um idiota ou um maluco e discerne o quanto ela deveria se manter educada, observações neutras. Você poderia ser assim, também, se você tivesse 22 anos e fosse atriz mais bem paga da história de Hollywood, e se você tivesse visto uma briga interna normal com seu namorado - o tipo de coisa que um monte de pessoas aos 22 anos de idade passam, se bem me lembro - se tornar uma história de tabloide internacional de primeira página.

Eu não lhe perguntei nada sobre Robert Pattinson ou o estado atual de sua vida amorosa. Porque não é o meu negócio, e eu realmente não me importo! Então, se é isso que você quer ler, você pode ter que procurar em outro lugar. Mas, mesmo em uma conversa breve e necessariamente superficial, eu tenho alguns flashes de sua personalidade real: Stewart é uma jovem mulher com um humor malicioso e uma propensão, para múrmuros e desbocados aparte, que está entusiasmada com seu trabalho e também consciente de que seu foguete como a ascensão da ingênua indie pouco conhecida de "Into the Wild" e "Adventureland" para uma estrela enorme tem sido uma história incrivelmente estranha.

No início desta semana, a virgem que virou vampira da recém-concluída série "Crepúsculo" estava em Nova York para a estreia de um tipo muito diferente de filme: a adaptação de longa preparação de Jack Kerouac "On the Road", do diretor brasileiro Walter Salles (de "Diários de Motocicleta"). Um projeto de paixão que Salles vem trabalhando há cinco anos - e que ele herdou de Francis Ford Coppola, que já esperava para fazer o filme com Brad Pitt e Ethan Hawke nos papéis principais - este "On the Road" é decididamente uma mista bagagem, visualmente encantador e cheio de música e atmosfera, mas apenas às vezes a captura do sincopado, abastecido de drogas efervescência da prosa de Kerouac.

Stewart tem trabalhado duro para promover o filme desde a sua estréia em Cannes, em maio, o que é notável, considerando que ela desempenha um papel de apoio e que parece improvável que "On the Road" atraia muito de um público principal. (Suas cenas foram filmadas mais de dois anos atrás, pouco antes de ela gravar o próximo e último filme de "Crepúsculo"). Sua personagem, conhecida como Marylou no livro e no filme, é baseada em uma pessoa real chamada Luanne Henderson, que foi a parceira dentro e fora do carismático Kerouac, bissexual companheiro Neal Cassady, se tornou Dean Moriarty em "On the Road". (Dean é interpretado por Garrett Hedlund  neste filme um verdadeiro star-making ).

Uma das virtudes de Stewart, pós "Crepúsculo" é a posição que ela reflete em nossa conversa, ela consegue fazer qualquer coisa muito bem o que agrada nos negócios em uma época em que a maioria dos atores que trabalham tem opções limitadas. Ela pode ou não voltar ao papel de Branca de Neve em uma continuação para as fantasias escuras de "Branca de Neve e o Caçador", e embora ela tenha sido escalada ao lado de Ben Affleck em uma comédia maluca de "Crazy, Stupid, Love"  dos criadores Glenn Ficarra e John Requa, o filme ainda não começou a produção. Enquanto isso, seus agentes sugeriu (com aviso de cerca de 12 horas) que ela poderia estar disposta a conversar por alguns minutos em seu hotel de Nova York antes da premiere de "On the Road" .

Embora ela fosse fotografada mais tarde naquela noite em um vestido de designer rendado, simples e pernalta, quando conheci Stewart ela estava vestida mais anonimamente, quase tom boyishly, em uma camisa de riscas, paletó bege e jeans slim azul.

Você tem sido incrivelmente leal a esse filme, mesmo por um período em que você esteve recebendo toneladas de imprensa por outras razões estúpidas.

É difícil, porque estamos trabalhando nisso desde que estávamos em Cannes [maio]. Quando você está promovendo algo como isso, que você acredita, você quer ser honesto e aberto e compreensivo, mas quando você  obtém a mesma pergunta ...

Tipo, 35 vezes.

Isso, exatamente. E você da às mesmas respostas, o que não significa que ela é falsa ou ensaiada. Pode ser algo que você já pensou, e você gosta, totalmente de acreditar.

Você sabe, eu tenho encontrado isso, quando eu entrevistava alguém e então eu lia alguma outra entrevista com eles em uma publicação diferente, onde eles dizem exatamente as mesmas coisas, palavra por palavra. E ainda assim eu acreditava na época que era uma conversa totalmente sincera. E talvez fosse!

Provavelmente era. Eu vou fazer a mesma coisa agora! [Risos.] E não é de propósito. Não é como se você se sentasse e lembrasse dessas coisas. Se você perguntar a alguém a mesma pergunta várias vezes, a resposta provavelmente vai ser semelhante.

Além disso, você é uma atriz. Você pode entregar algo repetidas vezes e acreditar. Essa é uma das suas habilidades.

Isso! Sim, eu acho que é verdade.

Você sabe, entre alguns dos meus amigos que assistem filmes, nós estabelecemos uma convenção onde sempre se referem a você como "a menina de 'Adventureland' .

Ah! Isso é muito engraçado. Isso é legal! Eu amo isso.

E, você sabe, não é inteiramente uma piada. Porque eu conheço algumas poucas pessoas que amaram você nesse filme e que muito provavelmente nunca viram aqueles outros filmes um pouco mais populares que você fez. [Risos.]

Sim, eu entendo isso.

Eu penso em sua carreira como algo fora da física quântica, onde você não pode prever uma trajetória precisa de uma partícula, apenas probabilidade. Houve uma trajetória provável para você que é muito mais plausível do que o que realmente aconteceu. Ela definitivamente leva de "Adventureland" para "On the Road", e entre ele inclui "Welcome to the Rileys" e "The Runaways" e alguns outros pequenos filmes independentes do quadril, que na verdade nunca aconteceram. Ela não inclui a coisa descontroladamente improvável que aconteceu, onde você fez um filme de vampiro um pouco estranho para os adolescentes e se tornou a maior estrela de cinema do universo. Você já pensou sobre isso?

Sim. É engraçado. Eu acho que a vez que eu penso sobre isso é quando me perguntam se eu estou chateada sobre ser estereotipada, se eu sinto que as pessoas me prendem a uma ideia. Eu definitivamente teria um problema enorme com o que aconteceu, se isso me impedisse de fazer o que estou fazendo - coisas que realmente me desafiaram. Isso inclui "Crepúsculo", a propósito.

Eu realmente nunca fui capaz de me projetar - veja, quando as pessoas me perguntam: "Onde você se vê? Que tipo de atriz que você quer ser? Que tipo de filme você quer fazer? " Eu não posso responder a essas perguntas. Eu não tenho sido capaz de sair e pensar sobre o que eu quero que isso se pareça. Você tem um sentimento bom, e você apenas meio que marchar para frente.

Parte da lenda de "Crepúsculo" é que quando você e o Rob e os outros atores que foram lançados assinaram o primeiro filme, que Catherine Hardwicke estava dirigindo, vocês não tinham ideia do que vocês estavam se metendo e quão grande ele seria. Isso é verdade?

Ah, sim. Mesmo dentro dele, enquanto estava acontecendo - esperar que algo como isso para se sustentar teria sido uma loucura. Nós não tínhamos ideia. Até a onde se sabia, era um fora. Catherine Hardwicke fez filmes menores. Não tínhamos ideia nós estávamos indo para isso sequer sabíamos que teríamos uma sequência.

Antes de eu deixar passar "Adventureland" - e eu ficaria feliz em gastar nossos 15 minutos falando sobre isso - eu quero mencionar que mesmo que ele não tenha sido um sucesso e  talvez tenha sido mal comercializado, eu acho que [o escritor e diretor] Greg Mottola deve receber crédito como um observador de talentos. Você está no filme, Jesse Eisenberg esta nesse filme e Ryan Reynolds esta nesse filme, e nenhum de vocês era tudo que conhecemos na época.

Isso é verdade. E olhe para "Superbad"!  Teve Michael Cera, uma espécie de, pela primeira vez. Eu sei que ele fez "Arrested Development" e coisas. Mas no filme, foi a primeira vez que alguém era como, "Oh, lá vai! Não é esse cara!" Tinha Jonah Hill, Emma Stone. É uma loucura, você está totalmente certo.

Procurando por isso, fiquei surpreso ao descobrir que "Adventureland" saiu menos de quatro anos atrás. Mas um monte de coisas aconteceram há você desde então! Isso parece muito tempo atrás?

Na verdade, faz. Eu fiz isso direito antes de "Crepúsculo", então eu tinha 17 anos. Foi bem na mesma época que conheci Walter Salles, que já estava tentando fazer este filme ["On the Road"].

Saber o que você sabe agora sobre o que aconteceria depois que você teve esse papel com Catherine Hardwicke ...

Hum-hum.

Quero dizer, sério, eu não posso imaginar o que deve ser ter 22 anos e praticamente perder o grau de privacidade e anonimato que 99,9 por cento de nós tomamos por concedido.

Oh, Cara, - tipo, severamente!

Então você faria tudo de novo se pudesse?

Sim. Definitivamente. Quer dizer, em um número de níveis. Eu não trocaria o processo de fazer filmes. Normalmente eu tenho cinco semanas, ou cinco meses tops, para ir louca e obsessiva em um personagem. Se você tivesse descrito o peso disso para mim inicialmente, eu teria duvidado poder sustentar o tipo de energia que leva para fazer um filme. Até o final de um filme, um monte de atores vai para casa e ficam doentes, há um período de recuperação enorme. É como, se você gastasse toda a sua energia. Para encontrar um projeto que me permitiu ter o mesmo sentimento por cinco anos - Eu nunca faria isso, eu não posso negociar isso. É meu! Obviamente suas experiências fazem o que você é, e isso é uma grande parte de mim. Eu não posso imaginar não tê-la.

E, ao mesmo tempo, eu amo filmes, e eu adoro ter uma posição forte neste negócio. Eu definitivamente não nego a liberdade que isso me deu, como atriz, para fazer o que eu quero. Para escolher as coisas que são realmente estranhas ou coisas que são muito legais e comerciais. Você sabe o que eu quero dizer? Atores normalmente fazem o que podem, e é ótimo não ter que ser assim.

Você mantém a esperança, agora que a série "Crepúsculo" está acabando, que a quantidade de atenção da mídia ridícula que você já tem, por vezes, vai normalizar?

Sim. E, quero dizer, mesmo nos momentos mais ridículos, eu me sinto muito normal. É difícil dizer em termos preto-e-branco, mas em algum nível, eu acho que tenho uma perspectiva única. Eu olho através de uma lente muito estranha do mundo por causa de tudo isso. Mas não é menos interessante. Eu não estou privada de qualquer pedaço da vida, sabe? Seria realmente estúpido negar quão interessante é olhar para o mundo desta maneira.

Você está tomando notas? Você vai escrever um livro ou algo assim? Eu não sei se esse é o seu instrumento.

Sim, eu não sei. Eu amo escrever, mas eu não sei se eu sou a melhor contadora de histórias. [Voz muito baixa.] Basicamente, as pessoas são loucas.

Lembro-me de vê-la varias vezes, em todas as salas, em festas no Festival de Sundance, quando você estava lá com "The Runaways", e parecia que estava fazendo um trabalho muito bom de ter uma experiência normal - apesar do fato de que havia 80 fotógrafos do lado de fora esperando por você para sair.

Sim. E no Festival de Sundance é realmente desconcertante. É como, "Vamos lá! Deixe-me ter isso!”. Isso realmente me deixa aborrecida - situações como essa, que é inadequada. Isso é o que realmente me irrita.

Bem, você foi à pessoa do ano que estava trazendo o poder de estrela. Porque no Festival de Sundance, você pode simplesmente correr para as pessoas na rua aleatoriamente. Uma vez eu caminhava a direita de David Bowie, e ninguém estava nem prestando atenção a ele.

Certo, é verdade. E o problema no Festival de Sundance, para mim, naquele momento, era que você iria aparecer em um lugar e as pessoas iriam [suspiro exasperado], "Oh, Deus. Ótimo!" Há todas essas pessoas e é uma loucura. Você é como a nuvem - você está no Festival de Sundance e seu cheiro. Você não é mais indie, sabe? Você está trazendo os paparazzi. Eufico como, "Eu cresci aqui, porra! Que diabo! "[Risos.]

Talvez esta seja uma coisa estranha de se dizer dado quanto dinheiro e quanta adulação você conseguiu com a série "Crepúsculo", mas eu me pergunto se você sente alguma dificuldade do desafio de atuar subestimado pelos críticos e não fãs. Quero dizer, eles não são meus filmes favoritos, nem nada, mas eles estão muito melhor do que os livros! O elenco, em geral, faz um bom trabalho, e seu personagem se sente muito bem pensada e precisamente trabalhada. Você se sente como se as pessoas não percebem isso?

Eu não sei. Eu sinto que as pessoas pensam que sou eu! [Risos.] É muito engraçado. Eu digo isso o tempo todo, e eu não quero me contradizer: eu me sinto muito perto de todas as personagens que eu interpreto. Eu não sou o tipo de pessoa que se esconde atrás de um papel. Eu não sou uma atriz de personagem. A razão de eu ser sempre capaz de fazer o trabalho é como, você lê um pouco do material isso revela a si mesmo. Pode ser chocante e surpreendente, e há elementos que são um pouco mais enterrados do que aquilo que parece ser evidente. Mas, ao mesmo tempo, é loucura para as pessoas pensarem que eu estava vicariamente tendo esta experiência, só mergulhando ao longo através da fantasia de "Crepúsculo".

Mas então, muitos de seus fãs pensam isso também, estou certo?

Ah, com certeza! As pessoas pensam que sou eu, que é quem eu sou, que eu sou Bella. É uma loucura. Porque eu sou - muito diferente, em muitos aspectos. Ainda no outro dia, alguém me perguntou em uma entrevista: "Então, não te incomoda que você seja definitivamente favorita dos não críticos ou qualquer coisa? Você não se sente como você quisesse alguma validação ou reconhecimento, um tapinha nas costas? "E, quero dizer, oh meu Deus. Não é assim a questão. É uma espécie de a mesma resposta que eu tinha sobre ser estereotipado. Se eu de repente começasse a bater paredes, se eu sentisse que não estava sendo desafiada mais, se eu me sentisse estagnada, isso seria uma coisa.

Mas eu sinto que eu tenho tido muita sorte para me manter em movimento. Assim que você começa a fazer as coisas por essa razão, é tão louco. Além disso, depois que você fala com as pessoas que realmente querem falar sobre seus filmes e são realmente para ele. Então, isto apenas não se parece como sua percepção geral, que era muito bonita, que eu sou a menina de "Crepúsculo" que todo mundo caga diante.

Você leu o livro de Kerouac "On the Road" antes de pegar este papel? [Ela acena que sim.] Porque é uma história tão de menino.
É um livro de garoto.

Quer dizer, as meninas estão lá para o sexo, com certeza. [Risos.] Mas ele não está muito preocupado com a sua individualidade, seus pensamentos interiores, as suas jornadas pessoais. E de alguma forma, você encontrou uma pessoa real lá, uma pessoa muito física, mas uma pessoa que parece viva e presente e pelo menos um pouco no comando de sua vida.

Não é a sua história, e eu estava com medo de interpretar definitivamente uma caricatura, alguém que estava servindo como ambiente, dando o tom para as cenas de festas loucas e selvagens. Lendo o livro, existem todos esses pequenos detalhes que fazem Marylou parecer apenas um pouco curiosa. Você quer saber sobre ela, com certeza, mas você não sabe onde ela está emocionalmente ou pessoalmente em tudo. Para fazer o papel, isso a colocou em um plano completamente diferente, logo que chegamos a conhecer as pessoas em que esses personagens foram baseados.

No seu caso, você está falando de Luanne Henderson, que se tornou Marylou no livro.

Sim. A realidade da situação definitivamente não está nas telas, mas eu acho que é sentida, e mais do que no livro. Eu não sei - para quem pode ler o livro e acha que as mulheres são usadas, que são usadas ​​e abusadas ​​e retiradas de uma forma que deixa vazio - você não podia fazer isso com essa moça. Isso era impossível. Ela era a parceira mais formidável para ele, era como um puxa e empurra. Eles se conheciam até o final de sua vida, e ele não conseguia parar de ir de volta para ela.

Conhecendo algumas dessas coisas e ouvir a maneira como ela recordou a sua vida - era tão pessoal a ela, e ela estava tão inconsciente do movimento que ela fazia parte. Foi realmente raro encontrar um personagem que era tão jovem, e uma menina daquele tempo - para não parecer superóbvio sobre isso - estava tão proativa vivendo sua vida como sua. Ela não foi prejudicada pelo medo que vem com ser uma adolescente e não saber onde você está indo e não se conhecer ainda. Ela tinha esta confiança em si mesma e era tão autoconhecido e tão autoinconsciente. Ela não tinha nem um pouco de vaidade, que era especialmente para uma menina bonita - ela não tinha ideia. Era literalmente a pessoa mais empática e generosa demais.

Você sabe, quando você lê o livro, você pode ter a sensação que ele tem em torno destas pessoas. O quanto ele os amava e quão notável que eram. É ótimo. Mas quando ouvimos estas fitas, foi tão estranho. Nós tivemos cinco minutos para ouvir esta mulher falar, e nós estávamos rindo, estávamos vertiginosos sobre ela. Ela é incrível! Nós estávamos apaixonados por ela instantaneamente, e ela não disse mais do que algumas frases. Isso é o que Kerouac estava falando, ele não estava brincando. Ele estava certo! Isso foi o que o tornou tudo muito divertido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário